Resumo do Cargo:
• A posição requer conhecimento em processos e conceitos de pricing.
• Uma das principais responsabilidades é realizar as cotações de produtos acabados de fórmulas especiais.
• Outra responsabilidade tão importante quanto a anterior é a precificação dos produtos acabados (linha e especial). Deve ser feita de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa assegurando a margem definida para o negócio.
• Deve ter conhecimento em estratégias de marketing, levantamento de mercado/concorrentes e em análises comerciais. Deve ainda ter a capacidade de elaborar planilhas, relatórios no excel e apresentações estruturadas em PPT. Análise estratégica de negócios e experiência de relatórios (vendas, preços, cadeia de suprimentos, planejamento de produção / demanda).
• Implantação das fórmulas e preços nos sistemas correspondentes também são responsabilidades deste cargo. É quando um novo item nasce, começa a existir efetivamente em todos os sistemas da empresa; e a partir deste momento poderá ser comprado pelo cliente. O processo de implantação tem as etapas inserção de preços no sistema SAP e comunicação com os deptos internos envolvidos nesta atividade. Envolve além do conhecimento dos processos de pricing/cadastro, o conhecimento nos processos internos (demais departamentos impactos direta e/ou indiretamente pela atividade do departamento de pricing e também legislação do MAPA, fiscal para que disponibilize para venda produtos acabados de fórmulas especiais adequadas à legislação.
• É também responsável pela atualização mensal dos custos dos produtos acabados (linha e especial) existentes no sistema de formulação para todas as plantas de produção, baseados nos custos de MP´s do mês vigente. Algumas MP´s que são denominadas como especialidades (apesar de não serem produtos acabados) também fazem parte da rotina na questão de atualização de preços mensais.
• É função deste cargo, elaborar a lista de PP´s dos produtos acabados de linha e especiais, das MP´s ditas como especialidades, realizar a comunicação dos novos PP´s para a equipe de venda interna e para equipe de campo, e a implantação da lista completa dos PP´s e dos custos de formulação dos produtos acabados no SAP.
• Responsável por fazer análises de margem bruta teórica dos produtos acabados (linha e especial), suportando a equipe comercial (coordenadores, gerência, diretoria comercial e diretor presidente) para tomada de decisão nas negociações de produtos e preços para os clientes.
Responsabilidades:
• Fazer análises comerciais, levantamentos de mercado e concorrentes, ajudando as equipes comerciais a criar a melhor estratégia de produtos;
• Realizar cotação de fórmulas especiais;
• Precificar os produtos acabados (linha e especial) de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa, garantindo preços e margens adequadas aos produtos comercializados;
• Implantar novos produtos especiais e preços no SAP, de acordo com as negociações bem sucedidas pela equipe comercial;
• Suportar a equipe comercial com análises de margem dos produtos acabados, para tomada de decisão nas negociações de produtos e preços para os clientes;
• Atualizar mensalmente os custos dos produtos acabados, de todas as plantas de produção de acordo com os custos das MP´s vigentes no mês;
• Elaborar listas de preços baseados em decisões da diretoria, de acordo com a avaliação mensal da atualização dos custos dos produtos acabados.
Comentários
Postar um comentário