Curso Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos - Campinas/SP


Curso de DOE

26 a 29/11/2018

Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos

Domine a tecnologia do seu processo  e minimize tempo e custos

Neste curso você aprenderá a usar a ferramenta DOE (Design Of Experiments) para definir as estratégias adequadas em função das características do processo bem como a análise estatística e a interpretação dos resultados através de casos reais.

Esta metodologia pode ser utilizada em todos os setores das empresas: P&D, produção e desenvolvimento/melhoramento analítico.

Ela é indispensável para conhecer o impacto de cada variável na performance do produto e processo e consequentemente otimizá-los, reduzindo custos, e ecologicamente correta, pois desperdiça muito menos tempo e investimentos do que tentativa e erro.

Consulte o conteúdo detalhado e cronograma.















Público Alvo:

Profissionais envolvidos em pesquisa e desenvolvimento, formulação de produtos, produção, controle de qualidade, novos produtos e processos, otimização e redução de custos em diferentes áreas de atuação: Engenheiros químicos, de alimentos, de bioprocessos, de produção, mecânicos, químicos, farmacêutico-bioquímicos, biólogos, nutricionistas, dentre outras.
Algumas empresas e instituições que realizaram cursos in company ou enviaram seus colaboradores ao curso aberto e/ou consultorias: NATURA (5 cursos), UNILEVER (5 cursos), CRISTÁLIA Farmoquímica (3 cursos), LIBBS Farmacêutica (3 cursos),  DuPont, Danisco, DOW, EMS Farmacêutica, Inovatt-União Química, CTC – Centro de tecnologia Canavieira, AJINOMOTO, AMBEV, PEPSICO, PETROBRÁS (Replan e Cenpes), BRASKEM, BUNGE, CARGILL, DIXIE-TOGA/BEMIS, INGREDION, CTA - Instituto de Aeronáutica e Espaço, FIOCRUZ – Farmanguinhos, Merck, IBMP, Senai, SUZANO, KRAFT FOODS,  SADIA, DIAGEO, KIENAST & KRATSCHMER LTDA, NOVARTIS BIOCIENCIAS, OUROFINO AGRONEGÓCIOS, AÇUCAREIRA QUATÁ S.A, BOSCH, EMBRAP Biovalens, EMBRAPA – RJ, EMBRAPA Agroenergia – Brasília, Sales de Jujuy,  UFRJ, UFSCAR, UFSC, UFMG, UFBA, UFS, UEFS, UNAD-Colômbia, UNJU- Argentina,  UTFPR, UFPA, IFMA, UFRN. 

Local:

Hotel Victoria Express
Campinas - SP

26 a 29 de novembro
Das 8h30 às 17h30

Investimento:

R$ 3.500,00

10% de desconto deste valor para inscrições até 5/10.

Incluso no preço:
  • Material Didático (Livro)
  • Certificado
  • Almoço e Coffee Break

Inscrição

Profᵃ. Drᵃ. Maria Isabel Rodrigues

A Professora Maria Isabel Rodrigues é graduada em engenharia de Alimentos, mestre e doutora pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.
Trabalha há 43 anos na Unicamp e e há 28 anos com DOE - Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, estudando, ensinando e aplicando essa ferramenta nos cursos de pós-graduação e In-company em diversas empresas e instituições.
Em 2005 publicou o livroPlanejamento de Experimentos e Otimização de Processos, juntamente com o Prof. Dr. Antonio Francisco Iemma, titular em estatística da ESALQ. Em 2009 aposentou-se para constituir a empresa Protimiza e se dedicar exclusivamente ao ensino e consultoria na utilização desta metodologia tão útil se bem utilizada. Em 2014 foi publicada a 3ª edição do livro em português, a edição do livro em inglês pela CRC Press e o software para tratamento dos dados.


Comentários